sexta-feira, 31 de maio de 2013

Missa de Encerramento do Mês Mariano e Coroação Nossa Senhora


Aconteceu nesta sexta-feira 31/05/13 na Igreja Matriz da Paróquia São João Batista a Santa Missa de encerramento do Mês Mariano. A celebração contou com expressiva participação da comunidade. A Missa foi presidida pelo padre Rodrigo que em sua homilia enfatizou a atitude de serva que Nossa Senhora sempre teve, principalmente quando foi às pressas ajudar sua prima Santa Isabel, destacando que não são os cargos que se tem na igreja que nos santifica, mas a atitude de servos colocando-se a serviço do próximo com a humildade a semelhança da nossa querida mãe Maria.  



 
 

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                           
Como é tradição houve também a encenação de coroação da imagem da mãezinha do céu pelas crianças, as quais representaram os anjos do Céu coroando e venerando a Santa Mãe de Deus. Logo após houve também o leilão de produtos alimentícios como frutas, bolos, doces e biscoitos.
 


  

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Missa de Corpus Christi




O Dia de Corpus Christi em nossa Paróquia foi bastante movimento, durante grande parte do dia tivemos atividades. Pela manhã houve a Missa do Corpus Christi, em que também houve a procissão do Santíssimo Sacramento pelas principais ruas da nossa cidade. Nós católicos de Barrocas junto com a Igreja do mundo inteiro celebramos o mistério do Cristo Eucarístico, professando através da tradição a nossa crença no verdadeiro Corpo e Sangue de Jesus.
 
 
 




 
 
 
É valido ressaltar que a Festa de Corpus Christi é realizada todos os anos na primeira quinta feira depois da Festa da Santíssima Trindade e tem suas origens nos Anos de 1200 quando ocorreu um milagre eucarístico, a hóstia se transformou em carne, daí pra cá a tradição da Festa vem sendo mantida.

 
 
 
Pascom
 
 

CELEBRAÇÃO DE ENCERRAMENTO DA VISITA DA CRUZ PEREGRIA DO BOM JESUS DA LAPA

Na tarde da quinta de Corpus Christi houve o encerramento da visita da Imagem Peregrina do Bom Jesus da Lapa, por volta das 14:30 nos concentramos na Igreja onde Padre Vilmar presidiu uma pequena celebração com a benção do Bom Jesus da Lapa.
 
 


 
Em seguida partimos em carreata para a cidade de Biritinga, onde houve a entrega da imagem à Paróquia de Nossa Senhora de Belém. Muitos barroquenses se fizeram presentes e juntos participaram da Missa lá em Biritinga.
 
 
 

terça-feira, 28 de maio de 2013

FESTA DA PADROEIRA SANTA RITA DE CÁSSIA - COMUNIDADE CEDRO

A comunidade  do Cedro celebrou a Festa em homenagem a Santa Rita de Cássia, padroeira da comunidade. A festa já acontece há muitos anos. A cada ano vem melhorando a participação da comunidade local e demais comunidades convidadas, e esse ano não foi diferente. Além das comunidades locais, também participaram da festa cidades vizinhas como Serrinha e Teofilândia.
Neste ano 2013, o novenário teve início no dia 17 de Maio e foi até o dia 26, no encerramento aconteceu a Santa Missa presidida pelo Padre Odack  de Serrinha e em seguida, shows com as Bandas Católicas Renascer e GD.
“Para mim, esse foi um dos melhores anos da festa. Ver o nosso povo comprometido, trabalhando em equipe para que cada noite fosse especial foi muito gratificante. Não só os fiéis, como também aqueles que não frequentam a capela, dessa vez abraçaram e participaram firmes todos os dias da novena. Durante o novenário, sempre após as celebrações nos confraternizávamos com a nossa barraquinha dos lanches, bem como, nos alegrávamos com as brincadeiras culturais como Bumba-meu-boi, quebra-pote, leilões e apresentação teatral. Foram dias de muitas bênçãos e diversão. As comunidades, pastorais e movimentos convidados nos surpreendiam a cada dia, cada qual com seu jeitinho especial de conduzir cada momento das celebrações. No domingo o encerramento foi bom demais com a Santa missa que foi emocionante,  em seguida, dançamos, louvamos e cantamos ao som das Bandas Renascer e GD que abrilhantaram a nossa festa. Vale ressaltar que nossa comunidade agradece de coração a todos que contribuíram para que tudo acontecesse como planejamos. Só temos a agradecer a Deus por mais esse ano de graça e pelo sincero  SIM do nosso povo, de cada comunidade, movimento, pastoral e Bandas e demais contribuintes”. (Marizete Brito) animadora, em nome dos demais ministros: Irailton Santana e Maria José lima.

FOTOS:









Marizete, Irailton e Maria José (Animadores)

segunda-feira, 27 de maio de 2013

FESTA DE CORPUS CHRISTI




HISTÓRIA
Esta semana nos convida a viver com mais intensidade o Mistério da Eucaristia, que é fonte e cume de nossa vida, de nossa espiritualidade. Esta pedagogia da liturgia da Igreja nos ensina a abraçar o mistério de nossa fé, depois de vivermos a tempos atrás o Mistério de Jesus na sua paixão, morte e ressurreição, celebramos a semana retrasada a Festa de Pentecostes e Domingo passado A Santíssima Trindade e na próxima quinta-feira 30 de maio O Mistério de Cristo presente na Eucaristia.

A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao Século XIII. A Santa Igreja sentiu necessidade de realçar a presença real do “Cristo todo” no pão consagrado. A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV com a Bula ‘Transiturus’ de 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes. Aconteceu, porém, que quando o padre Pedro de Praga, da Boêmia, celebrou uma Missa na cripta de Santa Cristina, em Bolsena, Itália, aconteceu um milagre eucarístico: da hóstia consagrada começaram a cair gotas de sangue sobre o corporal após a consagração. Alguns dizem que isto ocorreu porque o padre teria duvidado da presença real de Cristo na Eucaristia.

O Papa Urbano IV (1262-1264), que residia em Orvieto, cidade próxima de Bolsena, onde vivia S. Tomás de Aquino, informado do milagre, então, ordenou ao Bispo Giacomo que levasse as relíquias de Bolsena a Orvieto. Isso foi feito em procissão. Quando o Papa encontrou a Procissão na entrada de Orvieto, teria então pronunciado diante da relíquia eucarística as palavras: “Corpus Christi”.

O Papa Urbano IV foi o cônego Tiago Pantaleão de Troyes, arcediago do Cabido Diocesano de Liège na Bélgica, que recebeu o segredo das visões da freira agostiniana, Juliana de Mont Cornillon, que exigiam uma festa da Eucaristia no Ano Litúrgico. A ‘Fête Dieu’ (Festa de Deus) começou na paróquia de Saint Martin em Liège, em 1230, com autorização do arcediago para procissão eucarística só dentro da igreja, a fim de proclamar a gratidão a Deus pelo benefício da Eucaristia. Em 1247, aconteceu a 1ª procissão eucarística pelas ruas de Liège, já como festa da diocese. Depois se tornou festa nacional na Bélgica.

O ofício foi composto por São Tomás de Aquino o qual, por amor à tradição litúrgica, serviu-se em parte de Antífonas, Lições e Responsórios já em uso em algumas Igrejas. A festa mundial de Corpus Christi foi decretada em 1264. O decreto de Urbano IV teve pouca repercussão, porque o Papa morreu em seguida. Mas se propagou por algumas igrejas, como na diocese de Colônia na Alemanha, onde Corpus Christi é celebrada desde antes de 1270. A procissão surgiu em Colônia e difundiu-se primeiro na Alemanha, depois na França e na Itália. Em Roma é encontrada desde 1350.

A Eucaristia é um dos sete Sacramentos e foi instituído na Última Ceia, quando Jesus disse: “Este é o meu corpo… isto é o meu sangue… fazei isto em memória de mim” (Cf. Lc 22,19-20). Porque a Eucaristia foi celebrada pela 1ª vez na Quinta-Feira Santa, Corpus Christi se celebra sempre numa quinta-feira após o Domingo da Santíssima Trindade.
Fonte: blog.cancaonova


A MISSA EM NOSSA PARÓQUIA ESTÁ MARCADA PARA AS 9 HORAS DA MANHÃ.

Visita da Imagem Peregrina do Bom Jesus da Lapa

A Imagem Peregrina do Bom Jesus da Lapa chegou à nossa Paróquia.

No Domingo 26 de maio, nossa Paróquia foi contemplada com a visita do  Bom Jesus da Lapa. A Imagem que está visitando toda a Diocese,  veio da Paróquia de Teofilândia em um belo cortejo.
Da chegada da  cidade até a Igreja Matriz os fieis foram em procissão cantando os tradicionais cânticos de romarias, em especial o hino da romaria ao Bom Jesus: “A Igreja da Lapa foi feita de Pedra e Luz, vamos todos acolher o Senhor Bom Jesus...”A multidão lotou a Matriz para a celebração da Missa.
A Missa foi presidida pelo Vigário Vilmar que é vice-reitor do Seminário do Santuário do Bom Jesus da Lapa, é ele que está acompanhando a Imagem em toda a sua visita peregrina. O Padre Ângelo da Paróquia de Teofilândia também se fez presente. 
A Missa foi bastante animada, visto a participação dos fieis nos cânticos e respostas. Por fim, Pe. Vilmar deu a Benção do Bom Jesus.
A imagem ficará conosco até quinta feira, quando partirá para a Paróquia de Biritinga, durante esses dias terão atividades na Igreja da Matriz.




Pastoral da Comunicação